sexta-feira, 26 de setembro de 2008

III Seminário de Tecnologias na Educação: TV Escola – Do planejamento à ação\REME – Revitalização das Tecnologias na Escola

O enorme desenvolvimento tecnológi co está fazendo o professor rever suas práticas pedagógicas. Trata-se de pensar em uma educação inovadora alicerçada em mudanças fundamentadas em novas e diferenciadas maneiras de pensar o ensino e a aprendizagem. Para tanto, temos como proposta o seminário TV Escola: do Planejamento à ação, com enfoque nos projetos realizados nas escolas fortalecendo o programa do Ministério da Educação (MEC). Na utilização de filmes educativos, visando aperfeiçoar o trabalho do professor e ao mesmo tempo servir de recurso didático no processo educacional. Já que, mesmo com a crescente necessidade de novos recursos didáticos para o ensino, pesquisas demonstram que o programa TV Escola, está sendo pouco utilizado pelos professores nas unidades escolares da Rede Pública.
Portanto, o seminário proporcionará refletir sobre a problemática crítica da utilização do programa no ambiente escolar, e propõe aos supervisores e orientadores pedagógicos o desafio de disseminar o uso do TV Escola na Rede Pública Municipal como instrumento didático e de aperfeiçoamento do docente.
Nesse contexto solicitamos a presença dos palestrantes Demerval Guilarducci Bruzzi, Diretor de Produção de Conteúdo e Formação em EAD – MEC e José Armando Valente, Doutor e Pesquisador das Tecnologias na Educação, que poderão oferecer momentos de estudo e reflexão para os educadores da Rede Municipal de Ensino – REME.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 27/11/2008
Vespertino Horário: 13h às 17h
-Apresentação cultural
-Palestra: Professor Doutor José Armando Valente, Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp & Ced - Puc SP.
**As tecnologias digitais e os diferentes letramentos: O novo desafio da escola.

Dia 28/11/2008
Matutino Horário: 7h30min às 11h
-Apresentação cultural
-Palestra: Demerval Guilarducci Bruzzi, Diretor de Produção de Conteúdo e Formação em EAD-DPCEAD (SEED/MEC).
**Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, informação, reflexão e ação.
-Relato dos projetos desenvolvidos nas escolas
Vespertino Horário: 13h às 17h
-Relato dos projetos desenvolvidos nas escolas
-Encerramento

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Relato de Experiência_julho/2008

No Relato de Experiência promovido pelo CEMTE/SEMED os Professores Coordenadores de Tecnologias, Assistentes de Bibliotecas e representantes da equipe técnico-pedagógica puderam trocar experiências dos trabalhos permeados pelo uso das tecnologias, desenvolvidos na REME. As apresentações propiciaram momentos de repensar nossas práticas pedagógicas fortalecendo também as ações propostas do CEMTE para o ano de 2008.

Podemos dizer que as escolas da REME estão diante de um futuro acontecendo hoje, com um novo paradigma educacional, que determina a escola como ambiente criado para uma aprendizagem, rica em recursos, possibilitando ao aluno a construção do conhecimento a partir de uma individualização estilística de aprendizagem; tendo na figura do professor, não um mero transmissor do conhecimento, mas um guia, um mediador, como co-parceiro do aluno, buscando e interpretando de forma crítica as informações.


Contação de História_Grupo CEMTE/SEMED

O grupo “Contadores de histórias-Palavras de Alfenim” do CEMTE/SEMED está realizando oficinas de contação de histórias, junto com os assistentes de biblioteca das escolas da REME.

Após um período de estudo na SEMED, orientados pela Profª Ângela Cristina Catonio, o grupo coloca em prática as técnicas aprendidas com o projeto de contação de histórias nas escolas da REME.

A 1ª escola a receber o grupo de contadores foi a escola CAIC – Centro de Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente Rafaela Abrão, as próximas serão, EM Prof. Elizio Ramirez Vieira e EM Darthesy Novaes Caminha (Zona Rural.)

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Formação Continuada para Professores Coordenadores de Tecnologias na Escola_2008

O CEMTE ofereceu o Curso Avançado para novos Professores Coordenadores das Tecnologias na Escola no período de 18/08 a 09/09 de 2008, e ressalta que os recursos tecnológicos audiovisuais existentes na sociedade têm influenciado o acesso à informação e a comunicação gerando mudanças na forma de ensinar e aprender. As ferramentas educacionais de auxílio ao docente se aperfeiçoam a cada dia; a educação tem como compromisso acompanhar as evoluções preparando seus profissionais para esse desafio. Aqui estão registrados alguns momentos dessa caminhada de conhecimento.


terça-feira, 16 de setembro de 2008

Informática Educativa

Construindo..