quinta-feira, 28 de maio de 2009

Contação de história_Grupo Palavras de Alfenim


Para a formação da criança é muito importante ouvir histórias e perceber a contribuição e a importância da mesma no processo ensino aprendizagem dos alunos, por isso formamos o grupo Palavras de Alfenim.
Contar histórias para as crianças é suscitar o imaginário, aguçar a curiosidade, encontrar idéias para solucionar questões, estimular para desenhar, teatralizar, musicar, brincar, descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser.
Ouvir histórias é conhecer escritores, desenvolver todo potencial crítico da criança. É poder pensar, duvidar, se perguntar, questionar, mudar idéias, é descobrir o mundo, absolutamente infinito.
A solicitação da visita do grupo é feita por meio de comunicação interna das escolas interessadas e encaminhada para a SEMED. Após a solicitação é elaborado um cronograma de visitas para a realização da contação de história.

Dinamização das Bibliotecas Escolares da REME

Biblioteca, mais do que um lugar onde se guarda livros, é um centro de geração de interesses e atividades que oferece informações e oportunidades de criação e contribui para a formação de leitores. Nesse contexto buscou-se por meio dos “Pólos de Formação Reflexiva” realizados no mês de março e maio/2009, subsidiar o trabalho dos assistentes de biblioteca como mediadores das práticas que estimula a leitura dentro e fora do espaço da biblioteca. Os temas trabalhados abordaram principalmente a dinamização da biblioteca escolar através de atividades que despertem a formação do gosto pela leitura como: Hora do Conto, Visitas Culturais, Troca-troca Literário, Calendário Cultural, Sarau Literário entre outros.

Momentos do Pólo março_maio/2009


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Curso de Informática Básica para Técnicos da SEMED/2009

Os técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande estão tendo oportunidade de receber capacitação em serviço com o Curso de Informática Básica oferecido pelo NUTED.
O curso acontece uma vez por semana, no período matutino e vespertino e foi desenvolvido, com a finalidade de aprimorar o conhecimento dos técnicos na área de informática, consequentemente contribuindo no seu fazer diário.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Curso de Informática Básica para Professores Regentes / 2009

O NUTED está oferecendo um Curso de Informática Básica aos professores da Rede Municipal de Campo Grande nas terças-feira no período noturno e sábado no matutino.
Este curso foi desenvolvido, com a finalidade de auxiliar o professor no desenvolvimento do seu fazer pedagógico e apresentar recursos básicos na operacionalização de hardware e software.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Curso - Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC / 2009

No mês de março teve início o curso “Ensinando e Aprendendo com as TIC com carga horária de 100h promovido pelo NUTED em parceria com o MEC para os Professores Coordenadores de Tecnologias na Escola e técnicos da SEMED.
O curso está formatado na modalidade a distância com alguns momentos presenciais.
Este curso visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e técnicos possam:
Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem do aluno.
Espera-se que 100% dos inscritos concluam o curso com êxito e sejam capazes de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação.


Momentos do Curso_Pólo maio/2009