quinta-feira, 23 de julho de 2009

III Encontro Nacional de Contadores de História em Santa Bárbara

Participaram do III Encontro Nacional de Contadores de História, entre os dias 17 a 19 de julho, as representantes da Secretaria Municipal de Educação – SEMED do Núcleo de Tecnologias Educacionais – NUTED, as técnicas Sandra Maria Pires Gonçalves e Sueli de Oliveira Gonçalves, pertencentes ao Grupo Contadores de História “Palavras de Alfenim”.
O encontro aconteceu na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, contando com a participação de 300 pessoas aproximadamente, sendo realizadas oficinas e apresentações nos três dias de evento.
Este evento promoveu o intercâmbio e a integração entre contadores e narradores orais de diferentes regiões do país, divulgando diversos métodos e estilos de trabalho e experiências. Além disso, serviu para discussão de ações e projetos culturais nessa área, buscando a difusão da arte, para socializar a prática entre diferentes pessoas, incluindo as crianças a se envolverem no processo de magia de contar histórias.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Encontro Presencial para início do módulo III do Curso - Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

No dia 29 de junho de 2009, a equipe do Núcleo de Tecnologias Educacionais -NUTED/SEMED promoveu no auditório da SEMED o encontro com os professores coordenadores de tecnologias e os técnicos do CEFOR para finalizar o módulo II do Curso- Tecnologias na Educação: “Ensinando e aprendendo com as TIC”.
No encontro foram apresentadas algumas atividades significativas desenvolvidas durante o módulo II que demonstrou a importância do uso das tecnologias como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.
O curso tem oportunizado aos participantes a reflexão de suas práticas, bem como, a construção e reconstrução de conhecimentos acerca do uso das TIC na educação.
O encontro foi finalizado com a apresentação do módulo III do curso, dando início assim, a uma nova etapa.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Contando histórias no Horto Florestal


Os alunos do Pré-escolar da E.M.José Rodrigues Benfica fizeram uma visita a Sala de Leitura “Ruth Rocha” do Horto Florestal no dia 01/07/2009 no período matutino. Participaram de atividades de contação de histórias, leitura de livros infantis e pinturas. Este momento contou com a presença das contadoras de histórias Sandra Maria Pires Gonçalves e Sueli de Oliveira Gonçalves do grupo “Palavras de Alfenim” do NUTED/SEMED.
No término da visita foi entregue às crianças livros infantis pelo bibliotecário responsável da sala de leitura Edgar Gustavo Flecha Icasati.
Foi um momento muito agradável e importante para incentivar os alunos a sentirem gosto pela leitura.

Palavras de Alfenim

O grupo de contação de histórias “Palavras de Alfenim” do Núcleo de Tecnologias Educacionais/NUTED, sob a coordenação da Pedagoga Sandra Maria Pires Gonçalves, esteve presente na E.M. Eduardo Olímpio Machado no dia 16/06/2009 no período matutino atendendo a solicitação da diretora Fátima Regina Bert Azuaga. O grupo realizou o trabalho de contação com os alunos do pré, 1º, 2º, 3º, e 4º anos totalizando 400 alunos.
Foi uma manhã de magia e encantamento com a promessa do grupo retornar a escola no período vespertino.