terça-feira, 18 de agosto de 2009

Inauguração da Biblioteca da SEMED

Será inaugurada em Campo Grande – MS a Biblioteca “Elisa Soares Dias Lima”, da Secretaria Municipal de Educação, no dia 24 de agosto às 08h. Esta biblioteca proporcionará suporte às atividades de pesquisa e ensino aos servidores da Rede Municipal de Educação, proporcionando a disseminação da informação por meio das instalações, acervos bibliográficos e audiovisuais.
A biblioteca conta com uma biblioteconomista responsável e duas assistentes para atendimento ao público, conta um acervo especializado na área da Educação, formado por livros, monografias, memória técnica, periódicos, obras de referência, videoteca com mais de 500 DVDs. Também oferece empréstimo domiciliar e local e está equipada com cinco computadores com acesso à Internet e com o Linux Educacional, no qual os pesquisadores poderão ter acesso ao Domínio Público e TV Escola on-line, estando apta para uso em pesquisa, cujos estudos sejam referentes à educação nesta secretaria.
Seu funcionamento será de segunda a sexta, conforme o expediente da SEMED, que é das 7h30 às 11h00 e 13h00 às 17h30.

Implantação da Educação a Distância - NUTED/SEMED

A SEMED, com a finalidade de implementar suas ações de formação continuada apresentou no dia 05 de agosto de 2008, no auditório da secretaria, o projeto de Educação a Distância - EaD, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional, em parceria com o Centro de Formação, por acreditar que o uso da tecnologia da informação e comunicação por meio da educação a distância e ambientes virtuais de aprendizagem proporciona aos profissionais da educação uma formação significativa e efetiva. Essa modalidade também possibilitará aos professores se apropriarem de novas metodologias de trabalho pedagógico, inserir-se no espaço virtual, trocar experiências com cursistas das mais diferentes localidades. Neste dia, contou com a apresentação da palestrante Myrtes Alonso, doutora em educação, que versou sobre a gestão educacional e a tecnologia e sobre a formação continuada em Educação a Distância.
Discutiu-se a importância da Educação a Distância representando um marco nesta administração, não só por sua relevância, mas pelos benefícios advindos de sua implantação, tais como: ampliação na demanda de profissionais atendidos, flexibilidade de tempo e espaço e controle da formação, por meio de acompanhamento, emissão de relatórios e visualização das atividades.
Foi apresentado o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, moodle que será utilizado como plataforma e ainda o desenvolvimento de como será aplicado na REME. Esses ambientes darão aos cursistas a possibilidade de formação e interação, por meio das ferramentas e atividades que serão planejadas e preparadas pelos coordenadores dos cursos, assessorados pelo Administrador do AVA, professores conteudistas. A mediação será realizada por tutores preparados para desempenharem esta função, os quais iniciarão no mês de setembro uma formação em um curso intitulado “Tutoria online”. Assim, com a implantação do ensino a distância, os profissionais da educação poderão vislumbrar perspectivas de alterações no fazer pedagógico com atividades que relacionem uma formação reflexiva teórico-prático.

Apresentação Oficial do Grupo de Contadores de História “Palavras de Alfenim”

Será apresentado oficialmente o grupo de contadores de história “Palavras de Alfenim” da Secretaria Municipal de Educação/Núcleo de Tecnologia Educacional, para a Rede Municipal de Ensino/REME, no dia 25 de agosto de 2009 no auditório da SEMED às 8h.
O objetivo principal é apresentar a rede municipal o grupo, mostrando suas ações e ofertas do que poderá oferecer as escolas, e ainda conscientizar os educadores para a necessidade de intensificação de ações de incentivo à leitura, possibilitando a formação de hábitos e atitudes sociais, morais por meio a imitação de bons exemplos e situações decorrente das histórias, estimulando bons sentimentos nas crianças, fortalecendo a arte de contar histórias por meio do projeto, a fim de contribuir no processo educacional.

Contadores de histórias “Palavras de Alfenim”

Os alunos das séries iniciais da E. M. Irmãs Edith Coelho Netto, fizeram uma visita a Sala de Leitura “Ruth Rocha” do Horto Florestal no dia 29/07/2009 no período matutino e vespertino. Participaram de atividades de contação de histórias, leitura de livros infantis e pinturas. Este momento contou com a presença das contadoras de histórias Sandra Maria Pires Gonçalves, Sueli de Oliveira Gonçalves e César Márcio de Oliveira da Silva do grupo “Palavras de Alfenim” do NUTED/SEMED. No término da visita foi entregue às 90 crianças livros infantis pelo bibliotecário responsável da sala de leitura Edgar Gustavo Flecha Icasati. Foi um momento de magia levando as crianças a viajarem no mundo mágico da fantasia estimulando os alunos a sentirem gosto pela leitura.